Atos de revolta | Giseli Vasconcelos e Pedro Victor Brandão - Nheenga Cabana
https://www.youtube.com/watch?v=flvwX8yCCKs&ab_channel=MAMRio
Neste vídeo, a dupla Giseli Vasconcelos e Pedro Victor Brandão apresenta em detalhes a obra “Nheenga Cabana”, que compõe a mostra “Atos de revolta: outros imaginários sobre independência”, em cartaz no MAM Rio.
Na exposição, três estações apresentam imagens sobre a Cabanagem geradas por meio de inteligência artificial. O trabalho se baseia nos arquivos do jornalista e sociólogo paraense Lúcio Flávio sobre a revolta que aconteceu entre 1835 e 1840.
Atos de revolta | panorama da exposição | Pablo Lafuente
https://www.youtube.com/watch?v=behnWq0W__8&ab_channel=MAMRio
Neste vídeo, o diretor artístico do MAM Rio, Pablo Lafuente, faz um panorama da exposição “Atos de revolta: outros imaginários sobre independência”, em cartaz no segundo andar do museu.
A mostra reúne um time de 16 nomes da arte contemporânea brasileira em diálogo com peças dos séculos 18 e 19 vindas do acervo do Convento Santo Antônio, Museu da Inconfidência e do Museu Histórico Nacional.
Sem Censura Pará | Nheenga Cabana
https://www.youtube.com/watch?v=LGoe2cyHdk0
Programa "Sem Censura", da TV Cultura Pará, recebe Giseli Vasconcelos e Pedro Victor Brandão para contar detalhes sobre a obra “Nheenga Cabana”, que compõe a mostra “Atos de revolta: outros imaginários sobre independência”, em cartaz no MAM Rio.
Na exposição, três estações apresentam imagens sobre a Cabanagem geradas por meio de inteligência artificial. O trabalho se baseia nos arquivos do jornalista e sociólogo paraense Lúcio Flávio sobre a revolta que aconteceu entre 1835 e 1840.
MAM-Rio: Atos de revolta - outros imaginários sobre independência
https://mam.rio/programacao/atos-de-revolta/
O bicentenário da Independência do Brasil oportuniza repensar esse processo histórico. Atos de revolta foca em uma série de levantes, motins e insurreições que antecederam aquele momento ou que ocorreram nas décadas subsequentes, durante o Primeiro e o Segundo Reinado e o período regencial.
Com o objetivo de abordar os diversos imaginários de país então esboçados, a mostra faz referência à Guerra Guaranítica (1753-56), à Inconfidência Mineira (1789), à Revolução Pernambucana (1817), à Independência da Bahia (1822), à Cabanagem (1835-40), à Revolução Farroupilha (1835-45), à Revolta de Vassouras (1839) e à Balaiada (1838-41), entre outras.
Cabanagem: recriação pela inteligência artificial
https://lucioflaviopinto.wordpress.com/2022/10/06/cabanagem-recriacao-pela-inteligencia-artificial/
Giseli Vasconcelos e Pedro Victor Brandão atuam como artistas na interseção entre os processos de circulação de informação e modos de construção comunitária e política, relacionando valor com imagem. Dispositivos digitais, tecnologias de processamento de dados, cartografias, fotografia e pintura são alguns dos meios que utilizam para explorar as relações entre arte, sociedade e capital.
Blog do jornalista Lúcio Flávio Pinto.
Cabanagem na independência
https://lucioflaviopinto.wordpress.com/2023/01/15/43874/
Entrou em cartaz no MAM Rio a exposição coletiva “Atos de revolta: outros imaginários sobre independência”.
A mostra repensa o bicentenário da Independência do Brasil, abordando os diversos imaginários de país então esboçados, a partir de uma série de levantes, motins e insurreições em torno do período, como a Inconfidência Mineira, a Revolução Pernambucana, a Cabanagem, a Revolução Farroupilha, entre outras.
Atti di rivolta, il Brasile si confessa in una mostra. La storia cancellata e ora ritrovata
https://italialibera.online/cultura/atti-di-rivolta-il-brasile-si-confessa-in-una-mostra-la-storia-cancellata-e-ora-ritrovata/
Il Brasile sta celebrando i Duecento anni della sua Indipendenza dal Portogallo e una mostra a Rio de Janeiro, “Atti di rivolta”, con opere di diversi grandi artisti, ripercorre il processo storico che ha preceduto, accompagnato e seguito questa tappa.
Un passaggio che ha visto scontri, ammutinamenti e insurrezioni che sono raccontati — in questa mostra ospitata al Museo di Arte Moderna — da artisti brasiliani di diverse età e aree geografiche, affrontando i conflitti del colonialismo.
Jornal Pessoal cabano é lançado no Rio de Janeiro
https://www.oestadonet.com.br/noticia/22384/jornal-pessoal-cabano-e-lancado-no-rio-de-janeiro/
Hoje à noite acontece o coquetel de pré-lançamento da exposição Atos de revolta – Outros imaginários sobre a independência, no Museu de arte Moderna, no Rio de Janeiro, aberta ao público até fevereiro. Do conjunto de peças faz parte uma edição extra do Jornal Pessoal sobre a cabanagem.
A minha edição registrou os 150 anos da revolta, em 2018. Passados quatro anos, Giseli Vasconcelos, de Nova York, e Pedro Victor Brandão, por iniciativa própria, decidiram recriar a edição, contando para isso com uma equipe especializada, voluntários na criação de uma obra que transcende e aperfeiçoa o original.
Jornal Pessoal | Edição Extraordinária, Set. 2022
https://issuu.com/thaismedeiros2/docs/jornal_pessoal_okfinal_correcoes_pagdupla
Colaboração da Rébus com o projeto Nhenga Cabana (2022), de Giseli Vasconcelos e Pedro Victor Brandão.
Trata-se da reedição do Jornal Pessoal, baseado nos arquivos do jornalista e sociólogo paraense Lúcio Flávio Pinto sobre a revolta da Cabanagem, publicados no acervo digital cabanagem180.wordpress.com desde 2014.